http://s10.flagcounter.com/map/aJ/size_l/txt_000000/border_7014CC/pageviews_0/viewers_RADIO+RESGATA

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tema: NÃO TOQUE NO QUE É SAGRADO


Texto: 2 Samuel 6:6,7

“E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e segurou-a, porque os bois a deixavam pender. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.”
Este texto que lemos é chocante. Um homem foi fulminado e morreu por tocar com suas mãos na arca da aliança, que representava a santidade e a glória de Deus.
Isso ilustra um princípio: Algumas coisas são consideradas na Bíblia como sagradas e o homem não pode tomá-las para si ou tocar nelas de maneira inapropriada, pois pertencem exclusivamente ao Senhor.

Vamos ver as principais delas, para que não venhamos a sofrer algum tipo de maldição, como ocorreu com Uzá.

1- A glória e a adoração pertencem ao Senhor – Quando Deus nos usa, não podemos tomar a glória para nós mesmos e ficar orgulhosos, pois a glória pertence só a Ele. Também não podemos nos colocar na posição de “deuses” para nossos discípulos .
II Sm 23:15-17 15 E teve Davi desejo e disse: Quem me dera beber da água da cisterna de Belém que está junto à porta!
16 Então, aqueles três valentes romperam pelo arraial dos filisteus, e tiraram água da cisterna de Belém que está junto à porta, e a tomaram, e a trouxeram a Davi; porém ele não a quis beber, mas derramou-a perante o Senhor. 17 E disse: Guarda-me, ó Senhor, de que tal faça; beberia eu o sangue dos homens que foram a risco da sua vida? De maneira que não a quis beber. Isso fizeram aqueles três valentes.
 Is 42v8. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.
Obs.: Fale sobre “tietagem” no meio evangélico (pessoas que ficam endeusando pastores, cantores e bandas ou seja adorando).

2- A igreja pertence ao Senhor – Quando falamos contra a igreja (o povo de Deus), tocamos em algo sagrado. Ferir a igreja é como ferir ao Senhor porque a igreja é o Corpo de Cristo. Saulo perseguia os cristãos, mas Jesus o confrontou e lhe disse que estava perseguindo o próprio Senhor –
 At 9v3-5 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
I Pe 2v9. 9 Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.

3- Os dízimos e as primícias pertencem ao Senhor – As primícias (primeira parte do que ganhamos) e os dízimos (10% da nossa renda) são sagrados, segundo a Bíblia, pertencem a Deus. Quem os usa para si está roubando e atraindo maldição –
 Ml 3v7-9 7 Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
 10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal,  que dela vos advenha a maior abastança.  
II Cr 31v5-6. 5 E, depois que essa ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de toda a novidade do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância.
6 E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas ao Senhor, seu Deus; e fizeram muitos montões

4- A Palavra pertence ao Senhor – A Palavra de Deus (aquilo que está escrito na Bíblia) é sagrada e não pode ser suprimido ou acrescentado nada. Quem adultera a Palavra recebe condenação –
 Ap 22:18. 18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
19 e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro.

5- Os pastores (“ungidos de Deus”) pertencem ao Senhor – Quando Deus investe um homem de autoridade, especialmente os ungidos de sua Casa (pastores e demais ministérios de governo), tem ciúmes de suas vidas e não permite que sejam tocados impunemente –
I Sm 24v5-7 5 Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul;
6 e disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.
7 E, com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna e prosseguiu o seu caminho.
I Sm 26v8-9 Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos a teu inimigo; deixa-mo, pois, agora, encravar com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez. 9E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor e ficou inocente?
 I Tm 5:19. 19 Não aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas. 20 Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor.

6- Nossos corpos pertencem ao Senhor – Nosso corpo é um templo sagrado, pois nele habita o Espírito Santo. Não podemos usá-lo de maneira profana, tornando-nos escravos de vícios, violência, apetites desenfreados ou sexo ilícito (fora do casamento). Também não podemos prejudicar nossos irmãos nisto .
 I Co 3;16-17 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
ICo 6v19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
 I Ts 4:3-4. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 4que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.

7- O dia do descanso pertence ao Senhor – Há um princípio na Palavra de Deus sobre o Shabat (dia de descanso, no hebraico). Deus estabeleceu que a cada sete dias um seja consagrado ao descanso e ao culto. Desde o início da igreja cristã os crentes costumam separar o domingo para reunirem-se e adorar ao Senhor. Quando transgredimos continuamente este princípio, estamos tocando em algo sagrado, que Deus requer para si .
 Ex 31:15; 15Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer obra, certamente morrerá.
 At 20:7; 7No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite.
 I Co 16:2.No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar.

26/07/2012. Pb Moises de Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário